JU – DO significa, via da suavidade.
Jigoro Kano, ao criar o Judo, tinha como lema e objetivos da sua prática:
- “Máxima eficácia, mínimo esforço”;
- “Prosperidade e benefícios mútuos.”
Estes objetivos permanecem atuais. O Judo é um desporto de combate, com regras claras de disciplina e cortesia, é um desporto saudável para todas as idades é especialmente recomendado às crianças pela iniciação ao respeito para com o parceiro/adversário e por ter um Código de Honra próprio. Por ser um desporto de combate, com contacto físico, propicia a atenuação da timidez e o autodomínio na gestão das pressões e do medo.
No GCP, o Judo tem três níveis de prática:
Formação: a partir dos 4 anos, sem acesso condicionado. Realiza-se todo o trabalho de iniciação, tanto na área do desenvolvimento das capacidades físicas essenciais para a modalidade, como na área das técnicas específicas (as “bases”). Neste grupo, a participação em competições simplificadas assume um papel lúdico e essencialmente formativo e experiencial.
Competição Base: a partir dos 11 anos, com acesso condicionado, através de pré-requisitos (prática anterior na modalidade). É realizado um trabalho de especialização tendo em vista a participação em competições oficiais.
Competição: de acesso muito limitado é o grupo “top” do Judo, com objetivos do Rendimento, integração nos trabalhos das Seleções Nacionais