GINÁSTICA ACROBÁTICA

A Ginástica Acrobática que teve origem nas artes circenses é uma disciplina de competição da Ginástica que integra o programa da FIG (Federação Internacional de Ginástica).

A Ginástica Acrobática é uma disciplina que requer dos ginastas diversas características nomeadamente força, destreza, coordenação, flexibilidade e coragem para a realização dos elementos acrobáticos. Os exercícios são executados com acompanhamento musical exigindo dos seus executantes uma expressão corporal e facial harmoniosa, perfeitamente sincronizados com a música.

A Ginástica Acrobática na constituição dos seus pares e grupos tem ginastas com diferentes idades e estaturas, aos quais damos duas denominações, bases e volantes. Existem cinco especialidades: Pares Femininos, constituída por dois elementos do género feminino, uma base e um volante; Pares Mistos, constituído por um elemento base, do género masculino e um volante do género feminino; Pares Masculinos, constituído um base e um volante do género masculino; Grupos Femininos, constituídos por 3 elementos do género feminino, duas bases e um volante; Grupos Masculinos, constituídos por quatro elementos, dos quais três são bases e um é volante. O programa de competições de Ginástica Acrobática integra Exercícios de Equilíbrio, Dinâmicos e Combinados.

No GCP, a Ginástica Acrobática tem três níveis de prática: Formação: a partir dos 6 anos, de acesso condicionado com determinados pré-requisitos. Realiza-se todo o trabalho de iniciação, tanto na área do desenvolvimento das capacidades físicas prioritárias para a disciplina, como na área das figuras acrobáticas elementares.
Competição Base: a partir dos 7 anos, com acesso condicionado, através de pré-requisitos mais exigentes. É realizado um trabalho de especialização tendo em vista a participação em competições oficiais (níveis e divisão base). Competição: de acesso muito limitado é o grupo “top” da Ginástica Acrobática, com a generalidade dos pares/grupos a participarem nas competições oficiais da 1ª Divisão e numa perspetiva de participação em provas internacionais.

HORÁRIO
CARTÃO STAR
IDADE
HORAS
DIASGINPROFESSOR
515*+6 Formação17:00 / 18:152ª,4ª,6ª51Ana Zacarias, Filipa Branco
516*+6 Formação17:00 / 18:003ª,5ª51Ana Zacarias, Filipa Branco
517*+7 Comp. Base17:00 / 20:302ª,3ª,4ª,5ª,6ª41Ana Zacarias, Tiago Santos, Sofia Rolão, Bruno Rafael
*+7 Comp. Base10:00 / 13:30SÁB.41Ana Zacarias, Tiago Santos, Sofia Rolão, Bruno Rafael
521**+8 Competição17:00 / 21:302ª,3ª,4ª,5ª,6ª41Ana Cardoso; Ricardo Afonso; João Martins; Hugo Santos; Carlos Pais; Diogo Pais
**+8 Competição16:00 / 20:30DOM.41Ana Cardoso; Ricardo Afonso; João Martins; Hugo Santos; Carlos Pais; Diogo Pais
* ac = acesso condicionado
** ac = acesso condicionado; cartão performance
 
APOIOS INSTITUCIONAIS
PARCEIROS